MULHERES QUE FIZERAM DIFERENÇA NO BRASIL
Hoje estamos celebrando o dia internacional da mulher. Dia da mulher guerreira, da mulher trabalhadora, da mãe e da esposa. Essa não é somente uma data qualquer, e sim o dia em que nós lembramos o quanto tivemos que lutar para derrubar a barreira do preconceito, do machismo e principalmente é o dia que nós lembramos que com força e dedicação nós conseguimos chegar a qualquer lugar, e que não é fácil ser mulher, mais também é muito gratificante.
Por isso decidi trazer para vocês algumas de muitas mulheres que contribuíram para que a mulher tivesse voz na sociedade Brasileira.
TARSILA DO AMARAL
Pintora e desenhista Brasileira, Tarsila foi uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista no Brasil. Estudou em São Paulo e em Barcelona. Seu quadro Abaporu ,de 1928,inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
CELINA
Celina Guimarães Viana foi a primeira eleitora do Brasil. Para isso, ela fez um requerimento se baseando em uma lei recém-promulgada no Rio Grande do Norte, que enunciava: "No Rio Grande do Norte ,poderão votar e ser votados, sem distinção de sexos, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por leis". Ao votar em 5 de abril de 1928,na cidade de Mossoró, ela se torna a primeira mulher brasileira a faze-lo.
NÍSIA FLORESTA
A escritora nordestina Dionísia Gonçalves Pinto ficou conhecida pelo pseudônimo de Nísia Floresta Brasileira Augusta. Ela foi educadora, escritora e poetisa Brasileira e é uma das pioneiras do Brasil.
Foi a primeira mulher no país a publicar textos em jornais, na época em que a imprensa nacional inda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos femininos, dos índios e dos escravos.
BERTHA LUTZ
Nascida em São Paulo, 2 de agosto de 1894,a bióloga Bertha Lutz teve participação direta pela articulação política que resultou na leis que deram o direito do voto e igualdade politicas para as mulheres nos anos 20 e 30.A sua intensa militância faz com que o Brasil conquistasse a garantia do direito de voto feminino em 4 de fevereiro de 1932 por meio do decreto nº21.076 de Getúlio Vargas.
LAUDELINA DE CAMPOS MELO
Fundadora do primeiro sindicado de trabalhadoras domesticas do Brasil, a atuação de Laudelina de Campos Melo é tida como fundamental para o reconhecimento dos direito da categoria. Nascida em 12 de outubro de 1904, em poços de caldas, minas gerais, ao sete anos já trabalhava como empregada domestica. Depois aos 16 aos deu inicio a sua atuação em organizações de cunho cultural, sendo eleita presidente do clube 13 de maio, agremiação que promovia atividades recreativas e politicas entre os negros de sua cidade. Laudelina faleceu em 12 de maio de 1991,em campinas, e sua luta, especialmente na década de 1970, foi fundamental para a categoria.
Não deu para citar todas as mulheres importantes nesta matéria. Mas essas mulheres nos mostraram que independente de cor e raça somos todas guerreiras, e com muita vontade podemos vencer todos os preconceitos e dificuldade.
fonte de pesquisa: http://www.ebc.com.br/cidadania/2016/03/feminismo-conheca-mulheres-precursoras-da-luta-pelos-direitos-da-mulher-no-brasil
Me seguem nas redes sociais
Instagram: @belly_falandopeloscotovelos
twitter: @bellyfpc
fanpage: https://www.facebook.com/bellyfalandopeloscotovelos/#
MUITO OBRIGADO!
Comentários
Postar um comentário